Prefeitura Municipal de Boituva

Prefeitura Municipal de Boituva - Secretaria de Educação e Cultura

V Seminário Estadual de Educação Integral

V Seminário Estadual de Educação Integral


A SMEC participou do V Seminário Estadual de Educação Integral, sendo representada pelo Diretor de Departamento do Centro de Formação dos Profissionais do Magistério, Professor Paulo Sérgio Rodrigues, através do Projeto Cidade Leitora, conforme as Leis Municipais 1874/2008 e 2252/2012, explicando todo o processo desenvolvido no transcorrer do ano e a importância do mesmo para o desenvolvimento da habilidade e competência leitora.







O PLANO MUNICIPAL DE BOITUVA - 2014 a 2024

O PLANO MUNICIPAL DE BOITUVA - 2014 a 2024
“TRADUZIDO EM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”

No dia 25 de junho deste ano, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento, sancionado pela Lei 13.005, estabelece as estratégias das políticas de Educação para o País nos próximos 10 anos. “Agora, os municípios precisam elaborar, junto com a sociedade, o Plano Municipal de Educação”, informa o Secretário de Educação e Cultura Celso Fernando Iversen.
A Secretaria de Educação e Cultura iniciou em 24/07 os trabalhos para adequação do Plano Municipal de Educação (PME) em conformidade com as metas Nacionais. Uma Comissão composta por representantes de diversos segmentos educacionais e da sociedade civil foi nomeada pelo poder executivo, com a responsabilidade de elaborar um diagnóstico apresentando a real situação educacional do município Boituva. As Câmaras Temáticas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação Profissional Tecnológica e Ensino Superior foram instaladas pela Secretaria de Educação e Cultura responsáveis pela sistematização da coleta dos dados nas respectivas Unidades Escolares. A participação da comunidade escolar pais e alunos também se fazem presentes nas avaliações educacionais.
O próximo passo acontecerá no primeiro trimestre de 2015 com a elaboração de um documento base, adequando as 20 metas do Plano Nacional de Educação PNE ao PME e consequentemente apontando as estratégias para melhoria da qualidade educacional para os próximos dez anos em nosso Município.
Para organizar a elaboração do PME, a Secretaria de Educação aderiu ao trabalho articulado da Rede de Assistência Técnica, pactuada entre o MEC (Ministério da Educação e Cultura), SEE/SP (Secretaria Estadual de Educação) e a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O Plano Nacional de Educação traz o desafio da articulação para a oferta educacional de maneira integrada e colaborativa. Para concretizar–se como Política de Estado que extrapola os tempos das gestões governamentais, precisa estar vinculado aos Planos Estaduais e Municipais de Educação, além de servir de referência para a elaboração dos Planos Plurianuais nas diferentes esferas de gestão. As metas são nacionais, portanto, todos têm compromisso com cada uma delas.
Após a finalização da redação do PME, o mesmo será encaminhado para a Câmara Municipal, onde passará por tramitação e aprovação. Depois disso a Secretaria de Educação e a Comissão Organizadora farão o acompanhamento e avaliação do Plano. Confira algumas Etapas dos trabalhos.




Vagas nas CEIs


Secretaria informa que utilizará protocolo de 2014, para as vagas em CEIs em 2015

Em comunicado encaminhado nesta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento Municipal Infantil, informa aos pais e responsáveis pelas crianças atendidas pelos Centros de Educação Infantil, que manterá o mesmo cadastro de 2014 para o preenchimento de vagas no ano de 2015.
De acordo a Secretaria, para o provimento das vagas serão mantidos os mesmos critérios e respeitados rigorosamente o número do protocolo de cada inscrição, bem como a opção da creche indicada pelo interessado no cadastramento. Por isso, é importante que os pais e responsáveis mantenham os dados atualizados na Secretaria.
Caso seja necessário, a atualização do cadastramento pode ser feito na Secretaria Municipal de Educação, na rua Sorocaba, 84 – no Jardim Maria Paulina –, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h . A partir do próximo dia 18 de janeiro, a equipe da Central de Vagas da Secretaria manterá contato com os pais e responsáveis para a efetivação da matrícula.